sistema ips foi aprimorado

O Sistema de Propulsão de Centro (IPS), lançado em 2005, representou uma revolução na tecnologia marítima. Com mais de 25 mil unidades no mercado, chegou a hora de aperfeiçoar o produto em busca de um novo patamar de desempenho, custo-benefício e prazer de navegação.

•O monitoramento e a manutenção ficaram muito mais simples. Os filtros e o óleo agora podem ser acessados facilmente de dentro do casco. O óleo precisa ser trocado apenas a cada dois anos e o barco pode permanecer na água durante a operação;

•Sensores de leitura da pressão do óleo sobre os filtros foram acrescentados para identificar obstruções com rapidez e precisão. Um novo sensor também foi incluído ao sistema para captar a presença de água no óleo e detectar qualquer infiltração logo no início, prevenindo danos à transmissão;

•Aumentar a confiabilidade foi um dos principais focos da atualização. Diversas peças foram reprojetadas e tiveram componentes reforçados para assegurar mais durabilidade e aumento da vida útil do sistema.

a nova rabeta aquamatic

A unidade Aquamatic Volvo Penta oferece o melhor de dois mundos: combina as vantagens dos motores de popa e de centro. A rabeta e os hélices complementam os motores, oferecendo uma navegação mais fácil e com melhor desempenho. A partir da atualização feita em 2019, uma unidade totalmente nova foi incorporada: a DPI.

potência e performance redefindos

•Nova embreagem hidráulica permite mudanças de marcha suaves e silenciosas, proporcionando maior capacidade de manobra e mais conforto em baixas velocidades;

•A função de atracação com joystick foi aperfeiçoada com a embreagem hidráulica e a direção elétrica. A nova embreagem possibilita a utilização do sistema de posicionamento dinâmico, que mantém a orientação e a posição da embarcação automaticamente mesmo com a presença de ventos e correntes fortes;

•A manutenção está mais fácil e com intervalos maiores. Novas vedações foram criadas para prolongar a vida útil;


•Novos sensores foram incorporados para melhorar o diagnóstico e o monitoramento da condição do sistema, assegurando mais confiabilidade.

evc 2

O sofisticado sistema EVC desenvolvido pela Volvo Penta integra todos os sistemas presentes numa embarcação, tornando a experiência náutica mais fácil e acessível. Ele gerencia as comunicações entre o motor e a transmissão, as alavancas e a tela, realizando o controle total do barco com operações simples. Melhorias foram aplicadas na nova versão, o EVC 2:


•A nova arquitetura elétrica permite fazer downloads mais rápidos de softwares. Por meio dela, é possível aprimorar diagnósticos e a rastreabilidade dos barcos. Outra vantagem é a possibilidade de incluir futuramente atualizações de funcionalidades.


•Para os construtores de embarcações, a modernização presente no EVC 2 permitirá conectar mais recursos de controle ao barco, proporcionando mais flexibilidade no processo de produção.


•No futuro, o EVC 2 será o principal facilitador da navegação, incluindo conectividade e diagnósticos remotos. Ele será a base para a conexão de novos recursos que ainda serão desenvolvidos e permitirá o carregamento de novos serviços em qualquer lugar do mundo.